Serra dos Duros (Amarela)

04-04-2009 00:00

Começava a semana e já o Marco estava com dois percursos em mente...um percurso pela Serra Amarela ou a Rota das Sombras...depois de me enviar os respectivos tracks para o gps, lá dei uma vista de olhos pelos mapa e pelas respectivas altimetrias e pensei que o percurso pela Serra Amarela seria o ideal...tanto em termos de "dureza" como a nível paisagistico...
Foi então lançado o desafio aos habituais betetistas e conforme o fim de semana se foi aproximando fomos obtendo as respostas...
Pouco faltava para as 8h e já todos se encontravam todos no ponto de encontro (Bar do Marco)...Rui, Marco, Litos e Daniel foram os betetistas que se aventuraram por trilhos desconhecidos...
Eram 9 horas e já estavamos em Germil prontos para começar a pedalar...os primeiros kms seriam a descer, algo que não é muito usual, já que o mesmo implicaria que a chegada seria a subir, mas ainda assim nada que intimida-se os betetistas...
Conforme iamos descendo, o piso ia piorando...muita pedra, o que exigia um pouco de técnica e destreza...o Litos lá ia descendo e gabando-se dos 140mm de curso que a sua suspensão tinha...um pouco antes já tinhamos duas situações para "recordar"...o Rui quase que metia o pé na poça, mas felizmente teve reflexos rápidos...(e um pouco de sorte...)...o Daniel, ao passar uma ponte, mesmo a pé caiu...e quando ia novamente a colocar-se em pé, colocou o pé num silvado e caiu novamente, mas não passou apenas de um pequeno percalço...e estes dois pequenos incidentes lá foram sendo comentados ao longo de quase todo o percurso...
Durante a descida, a paisagem era extraordinária...além de que tudo à nossa volta era apenas natureza, no seu estado mais puro...as silvas e as giestas obrigavam-nos a descer ainda mais devagar, mesmo assim fomos ficando marcados...as pernas arranhadas e com algum sangue mostravam a dureza de alguns trilhos...já no fim da descida, o calor começava a fazer-se sentir...e optamos por uma pequena paragem técnica para retirar alguma roupa e preparar a subida...até à estrada nacional ainda tivemos que pedalar alguns kms, não muito duros, mas o que nos obrigou a perder algum tempo...
Chegavamos à nacional e já estava o Litos a fazer das suas...tinha um furo na roda da frente...ainda indeciso se haveria de emprestar a bomba ou não lá fui tirando umas fotos...para quem se gabava de nunca precisar de ferramenta nem nada do género, saiu-lhe o tiro pela colatra...além de que fomos tendo que parar regularmente para dar um pouco de ar ao pneu (sempre que paravamos para encher o pneu do Litos, eu aproveitava para dar um pouco de Ar ao Amortecedor traseiro)...
Rolar em estrada mostrou-se monótomo e desgastante...mas lá fomos impondo um bom ritmo e rapidamente chegamos ao Castelo...foi aí que fizemos a derradeira paragem para restabelecer forças e comer alguma coisa...
Uns minutos depois lá continuamos a saga...tinhamos pela frente cerca de 12kms sempre a subir...era um estradão em bom piso, mas com uma inclinação constante...arrancamos nos 455m e só paramos depois nos 913m...durante estes kms o Litos lá ia arranjando a desculpa de ter que parar para encher o pneu, até que optamos por mudar a câmara de ar...o líquido da câmara já não cumpria as suas funções...o Marco que seguiu caminho já estava rogar pragas ao pessoal pela demora...mas a desculpa da muda da câmara de ar pacificou o ambiente!!! :)
As descidas que se seguiam em nada descansaram o corpo...o empedrado das descidas faziam o corpo "estremecer"...todas as articulações faziam-se sentir...o cansaço começava a mostrar-se...as horas passavam e a fome começava a surgir...a água também não era muita, o calor apertava e tinhamos pela frente alguns kms a subir...estavamos nos 158m e tinhamos 10kms e 450m de desnível...rapidamente nos arrependemos de começar o trilho a descer...decidimos então cada um seguir o seu ritmo...o Rui e o Marco lá seguiram caminho...ficaram um pouco para trás o Litos e o Daniel...uns kms mais à frente optei por ficar à espera do Litos e do Daniel, o Marco lá continuou ao seu ritmo...aproveitei para descansar à sombra...pouco despois surgiu o Litos, o Daniel vinha um pouco mais atrás...
O Litos parou apenas uns segundos...e continuou logo a pedalar...o Daniel chegou e aproveitou também para descansar um pouco à sombra...uns minutos depois e sem outra opção continuamos viagem...inicialmente um pouco a pé...depois em cima da bike mas num ritmo muito lento...tivemos a sorte de encontrar um pequeno tanque que tinha água...peguei na minha garrafa que tinha o fundo branco e enchi para ver se pelo menos era limpa...como parecia limpida lá dei umas goladas...o Daniel fez o mesmo...parecia que a subidas não tinha fim...depois de cada curva, parecia que a  estrada subia ainda mais até à próxima curva...depois de acompanhar o Daniel durante uns kms começava a sentir-me esgotado...depois de falar com o Daniel lá segui caminho...fui pedalando e olhando para a frente e para trás...algum tempo depois o Daniel já desaparecia da vista...e conseguia ver o Litos ao longe...longe demais para o conseguir alcançar...fui andando devagar...a água tinha acabado novamente...e depois de mais uma subida surge já o Litos de carro...disse-me o que queria ouvir à muito tempo..."faltam apenas uns metros"...e lá seguiu até ao local onde estava o Daniel...cheguei ao carro onde já estava o Marco sentado...senti-me aliviado...tinha conseguido apesar de algum sacrifício...tinhamos estacionado os carros mesmo ao lado de uma bica de água...bebi até não poder mais...carreguei logo de seguida a bike no carro e fui até ao café mais próximo na esperança de poder comprar alguma coisa para enganar a fome...infelizmente o café estava fechado...segui então novamente ao local onde já estavam a carregar a ultima bike...decidimos então parar em Terras de Bouro, no primeiro café que nos aparecesse...assim foi...pouco passava das 16h e estavamos a "almoçar"...comentavamos sobre o que cada um tinha passado para chegar ao fim...o final tinha sido mesmo puxado...o percurso que estava previsto acabar por volta das 13h/13h30, tinha-se prolongado umas horas...

Fica para a história a quase queda do Rui...a queda "aparatosa" do Daniel...o furo do Litos...e o track do gps do Marco...

Fica também a frase do percurso..."Nem sei como não te bati quando cheguei!!" (frase do Daniel para o Marco...relativamente ao percurso...)

Parabéns aos resistentes...custou, mas conseguimos!!!

Continuação de boas pedaladas,
Rui Machado

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.